A versão 19.2 não estava prevista mas decidimos fechar a década com algumas novidades extras.

Na parte de web estamos entregando mais alguns recursos que se destacaram na operação curiosidade. Começando pela seleção de registros dos grids, que agora suporta marcar itens em várias páginas, inclusive aplicando filtros e fazendo pesquisas para encontrar os itens que precisam ser marcados. A quantidade de registros marcados é exibida no topo do grid, muito importante para evitar acidentes.

Agora é possível criar comandos que são executados enquanto o registro está em edição, tanto no formulário como no grid editável, e o grid editável permite a inclusão de vários registros sem ter que salvar um por um.

Mas a cereja do bolo é permitir que o usuário inclua campos nos grids, além de esconder e reordenar os campos existentes, ou seja, o usuário pode personalizar os seus grids. Como a pesquisa simples é feita sobre os campos que estão sendo exibidos, o recurso também ajuda nas pesquisas. O objetivo é trazer um recurso muito utilizado no desktop e que fazia falta na web, a diferença é que o usuário não pode escolher qualquer campo da tabela, os campos candidatos a adição precisam estar previstos na visão, devem ser adicionados como invisíveis. Foi feito assim por uma questão de segurança, tendo em vista que não há permissões de campo na web, e para evitar que sejam usados campos que vão degradar a performance da aplicação.

Outro destaque é na execução de agendamentos. É bem comum nos nossos sistemas o uso de agendamentos que monitoram alguma coisa, geralmente uma tabela tanque. Estes agendamentos são executados em um intervalo curto e muitas vezes eles são acionados mas acabam não executando nada. Cada execução de agendamento inicializa um Provider, como temos muitos agendamentos, isso acaba gerando um overhead significativo. Monitorando o servidor, em alguns momentos é possível ver uma quantidade grande de Providers sendo iniciados ao mesmo tempo, o que cria picos de consumo de CPU que chegam a causar impacto na performance do sistema. 

Decidimos reutilizar os Providers de execução de agendamentos. O BTL já faz isso, então nada mais óbvio que utilizar o BTL para executar os agendamentos. Criamos outra fila para não concorrer com os processos que já rodam nele, desta forma há um novo grupo de Providers iniciado e pronto para executar os agendamentos. Isso reduz drasticamente o overhead e ainda torna o ambiente de execução de agendamentos muito mais controlado. Não vai mais ocorrer de subir 40 Providers ao mesmo tempo.

Este recurso precisa ser ativado na 19.2, vamos testá-lo em produção e avaliar o impacto, mas estamos esperando um belo alívio dos servidores, e a ideia é que esta seja a forma padrão de execução de agendamentos a partir da versão 20.0.

E tem muito mais. Por exemplo, o ESL passou a gerar serviços REST e fazer a publicação automática no Swagger. Não deixe de conferir a nossa página de liberação:

Vamos novamente apresentar as novidades em vídeos no Youtube. Nos acompanhe em nosso canal.

2020 está chegando e já temos grandes expectativas com as próximas entregas.

Feliz Natal, um ano novo espetacular para todos!

Compartilhe
Autor

Wendy Krepsky

Líder
Leia mais
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *