Pessoal, vamos direto ao ponto: Comunico o encerramento das Guilda de testes automatizados da Benner!

Último encontro da Guilda de testes automatizados

Mas calma! É apenas o fim de um ciclo…

Tudo começou no planejamento estratégico de 2018 da Benner com a definição do projeto “Qualidade a médio prazo”. O projeto, liderado pelo Wendy, começou com o evento #BennerDevDay de 2018 com foco em qualidade, testes automatizados e Clean Code. A ideia era promover uma mudança cultural as áreas de desenvolvimento da empresa, focando na qualidade.

#BennerDevDay 2018

Mas para mudar a cultura de desenvolvimento era preciso investir num trabalho contínuo com os times e para isto foi dada a mim a tarefa de criar um comitê. Na época pensei por que não se inspirar no modelo Spotify para escalar times ágeis? Este modelo falava de um negócio chamado Guilda. A Guilda nada mais é do que um grupo de pessoas de diferentes times da empresa com um interesse em comum, que se reúnem periodicamente para estudar o assunto, compartilhar idéias, ferramentas e práticas. Além disso os membros da nossa guilda tinham a obrigação de levar as nossas sugestões para seus colegas e suas lideranças periodicamente. O resultado disso? Mudança de cultura!

No dia 13/07/2018 tivemos a primeira reunião da Guilda aqui em Blumenau com 11 membros indicados. Neste encontro, além de mapear a situação atual dos times definimos como seria a dinâmica de cada encontro:

  • Acompanhar e divulgar a evolução dos times mensalmente em diversos aspectos como: Cobertura de código total, cobertura em código novo, utilização de integração contínua, code review no processo de trabalho, QA, testes de interface, etc.
  • Discutir as dificuldades para adotar uma cultura de testes automatizados/TDD/CleanCode e compartilhar soluções (as vezes um bate papo as vezes apresentações). Troca de ideias mesmo!
  • Registrar nossas conquistas
  • Definir ações ao final do encontro para posterior acompanhamento. As tarefas eram nomeadas!
  • Divulgar uma pequena ata de cada encontro para todas as lideranças da Benner e diretoria de desenvolvimento. Mostrando as dificuldades, as soluções propostas, tarefas novas e concluídas.
  • Como líder, além de marcar e moderar que os encontros aconteciam eu também tinha o papel de solicitar indicações para membros da guilda diretamente para os líderes dos times.

Nossos encontros eram mais ou menos mensais. As vezes mais de um por mês, as vezes a cada 2 meses. 

Após 510 dias de Guilda e 17 encontros podemos dizer que deu muito certo! 

Como conquistas podemos destacar:

  • Monitoramento contínuo da qualidade de código e cobertura de testes com o Sonarqube.
  • Dashboards integrados com Sonarqube nas TVs corporativas da unidade de Blumenau
  • Melhoria contínua e comprovada do código fonte dos produtos.
  • Cobertura de código crescente (testes automatizados)
  • Evolução de todos os times de produto quanto às boas práticas de desenvolvimento ágil, acompanhada constantemente nesses últimos 510 dias.
  • Valorização da disciplina de testes, da importância do CleanCode, e outros.
  • E muitas experiências compartilhadas: Ferramentas de qualidade e produtividade, processos/práticas e diversas soluções.

Entendemos que conseguimos mudar a forma como os desenvolvedores encaram o código e o que é um desenvolvimento ágil com qualidade. É de fato uma mudança de cultura!

Mas sabemos que ainda há mais para fazer. Porém precisamos mudar um pouco o foco. Entendemos que uma Guilda focada em testes automatizados já não atende o que vem pela frente. Ao mesmo tempo precisamos manter e reforçar essa mudança. Não podemos tirar o pé do acelerador. Nesse sentido estamos trabalhando na criação de uma nova guilda focada em produtividade no desenvolvimento. Nela além de discutir o que discutimos na guilda de testes, vamos abrir para mais questões relacionadas ao desenvolvimento ágil.

Em breve iremos procurar novos membros interessados no assunto e com desejo de mudar seus times. Fique ligado!

Por último, quero agradecer a todos que fizeram parte da guilda. Não é fácil arrumar tempo na correria do dia a dia para participar e mudar seus times. Muito obrigado Bruna, Rafael L., Alexandre T., Anderson, Jefferson, Bernardo, Alan, Bruno, Carlos, César, Cláudio, Daniel, Dylan, Eder, Fabrício, Gerson, Gustavo, Helder, Jan, Jean F., Jean K., Juliano, Leandro, Alexandre F., Marvin, Matheus, Nádia, Odair, Otávio, Rafael S., Sérgio, Tamiris, Taynara, Wanderson e William. Também muito obrigado para todas as lideranças de desenvolvimento da Benner Blumenau por ter abraçado a causa e nos dado meios para executar nossas idéias.

Compartilhe
Autor
Leia mais
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *