Fala pessoal, tudo certo?

Vocês já sabem que estamos com várias iniciativas para tornar nossa arquitetura mais cloud friendly, certo?

Isso significa, entre outras coisas, tornar nossa arquitetura compatível com microsserviços e é claro que isso traz alguns desafios, por exemplo: como tratar a comunicação entre microsserviços?

Quando você deixa de ter um monolito para ter vários núcleos independentes que tratam de assuntos distintos e que estão em servidores separados, você precisa garantir que estes núcleos distribuídos continuem comunicando uns com os outros de forma efetiva.

O detalhe é que cedo ou tarde haverá algum problema de conectividade, eventualmente a rede irá falhar, portanto a comunicação precisa ser resiliente, a requisição não pode ser perdida e a requisição precisa chegar ao destino em algum momento.

Por sorte esse problema não é tão novo, geralmente esse tipo de desafio é tratado com comunicação assíncrona, com troca de mensagens através de fila.

Para facilitar essa abordagem criamos o Benner Messaging, uma biblioteca cujo objetivo é facilitar o envio e recebimento de mensagens através de qualquer broker de mensageria, seja com RabbitMQ, ActiveMQ, AmazonSQS ou outros.

Além disso o Benner Messaging é uma iniciativa totalmente free e open source. Isso mesmo, está aberto no github e disponível para todo mundo!

O fato é que a mensageria veio para ficar e queremos muito que você fique mais íntimo desse paradigma assíncrono que permite conceber produtos em escala global.

Pensando nisso disponibilizamos também um passo a passo de 10 minutos para você degustar todo o poder da mensageria com o Benner Messaging.

Confere lá, dá um “watch” e um “star” no projeto no github, experimente o passo a passo, contribua e deixe sua marca nesse mundão \o/

Se você quiser se aprofundar nesse assunto, o guia de arquitetura da Microsoft é uma ótima fonte:

Bem legal, né? Agora você já sabe, quando for resolver a comunicação entre microsserviços, faça de forma assíncrona, faça bonito, faça com mensageria!

E conta conosco: estamos aqui para apoiar e sanar qualquer dúvida, queremos conversar.

Se você quer fazer parte desta revolução, ou se você tem alguém para indicar, estamos contratando. Vem com a gente =)

Até a próxima!

Compartilhe
Autor

João Paulo Melo

Programador
Leia mais
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *