Guilda de arquitetura de produtos.

Hoje tivemos a primeira reunião da mais nova guilda da Benner Blumenau: Arquitetura de produtos. Qual o nosso objetivo? Dá pra responder fazendo outra pergunta: O que podemos fazer, do ponto de vista técnico, para melhorar os nossos produtos, a vida do nosso cliente e consequentemente o nosso dia a dia?

Vamos discutir nos nossos encontros assuntos que vão desde boas práticas de programação, arquitetura e até o processo de desenvolvimento. Vamos compartilhar nossas mazelas e também coisas boas. Se um time resolveu um problema de um jeito legal, por que não adotar nos outros times também?

Inevitavelmente essa guilda irá se meter em assuntos de outros grupos, como por exemplo assuntos que dizem respeito à guilda de Testes automatizados. Porém haverão detalhes que só a guilda de Testes automatizados irá abordar. Todas as guildas são de extrema importância.

Esta guilda possui um participante de cada produto da unidade de Blumenau e um membro da equipe de Tecnologia (em rodízio). A formação atual é:

  • @dirceu.schlickmann – RH
  • @rafael.leonhardt – Jurídico
  • @otavio.fevereiro – Logística
  • @juliano.pezzini – Corporativo
  • @paulo.silva – Tecnologia

 

Primeira reunião.

Já no primeiro encontro discutimos as principais questões que atrapalham o desenvolvimento, ou seja, falamos sobre muita coisa. Após colocar tudo no papel e priorizar, decidimos em conjunto que é necessário facilitar montagem de ambientes Benner no geral.

Nossa arquitetura, que está evoluindo há bastante tempo, ficou complexa. Sabemos que não é simples montar um ambiente para fazer manutenção em uma versão qualquer ou preparar um ambiente para testes, sejam eles automatizados ou manuais. Está mais do que na hora de investir nisto. Os ganhos não serão apenas internos: os clientes também ganham. Nosso processo de desenvolvimento ficará mais otimizado, as entregas serão mais rápidas e cada vez mais confiáveis e o provisionamento de ambientes em nuvem ou on-premisses também vai ser facilitado.

Sabemos que não é algo pequeno, são vários aspectos que precisam de evolução. Porém não tem como atacar tudo de uma única vez. Temos que começar por algum ponto e entendemos que a utilização dos artefatos versionáveis de base de dados é o primeiro passo.

Já existe um time utilizando artefatos versionáveis de base de dados, resta adaptar para os times restantes. Acreditamos que em breve teremos novidades para o nosso dia a dia e assim iremos partir para o próximo.

Até breve!

 

Compartilhe
Autor
Leia mais
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *