Após conviver um pouco com Continuous Code Quality utilizando o SonarQube, você começa a perceber que a coisa importante passa a ser o feedback rápido da qualidade do seu código.

A análise de código é um processo naturalmente lento. Normalmente o pipeline responsável pela análise leva o dobro do tempo do pipeline normal que “apenas” compila, testa e publica. Além disso na maioria dos casos a análise ocorre em horários específicos para não ficar ocupando os agentes de build.

A realidade é que o feedback do SonarQube é demorado. Você se pega cometendo os mesmos erros e só descobre um dia depois. Você já partiu para outro assunto e reluta em voltar no anterior pois é o tipo de coisa custosa demais para as nossas cabeças de programador nascidas para ficarem focadas.

Ativar análise de código no branch ou no merge request também não é o suficiente, pois ainda assim a análise pode levar muito tempo para terminar.

É aí que entra o SonarLint.

O SonarLint é um plugin gratuito que analisa em tempo de codificação os problemas do seu código e dá dicas de como resolvê-los. Assim você evita aquele desconforto de ter que voltar àquele problema do qual você já se livrou dias atrás :).

A instalação no Visual Studio é bastante simples, basta baixar o plugin do SonarLint pela tela de Extensions and Updates e reiniciar a IDE. O plugin é independente, não é necessário um servidor SonarQube.

Agora é só começar a programar que tudo o que pode virar um issue no SonarQube, o SonarLint irá sublinhar para você:

Observação: É possível conectar o SonarLint ao servidor do SonarQube, assim todas as regras customizadas no servidor passam a valer também para o Visual Studio. Aqui na Tecnologia ainda não utilizamos essa funcionalidade. A simples instalação dele já mudou as nossas vidas.

Compartilhe
Autor
Leia mais
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *